Em sua oitava edição, o Prêmio Abilux Projetos de Iluminação comprovou a sua maturidade e importância junto aos profissionais que atuam no setor, ao somar 149 inscrições de projetos de 50 escritórios diferentes. Um crescimento superior a 200% se comparado à edição de 2016 quando foram inscritos 42 projetos.
Dos 149 inscritos, a categoria com mais projetos classificados foi a comercial, com 38. As demais categorias ficaram assim representadas: residencial, 25; corporativo, 23; urbano, 20 e o Prêmio Especial de Iluminação Eficiente, 29.
Profissionais e escritórios de 22 cidades de oito estados concorreram. Do Estado de São Paulo vieram projetos da Capital, Boituva, Campinas, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Santa Catarina ficou em segundo lugar com inscritos de Blumenau, Florianópolis, Joinville, Palhoça e São José. O Rio Grande do Sul foi representado por profissionais de Caxias do Sul, Gramado e Porto Alegre e de Minas Gerais das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Contagem. Brasília (DF); Pato Branco (PR); Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) tiveram, cada um deles, um representante.
Os vencedores, primeiros, segundos e terceiros colocados das categorias em que o prêmio foi disputado, foram conhecidos em evento realizado no dia 19 de outubro de 2017, em São Paulo (SP).